• Heat

    Heat

    ★★★★★

    Reassisti pela primeira vez a esse filme e vou deixar uns pensamentos que tive durante a experiência:

    - É interessante a gradação da mudança dos espaços domésticos para os espaços públicos do filme. Começamos com o estabelecimento de cada personagem em suas vidas íntimas, espaços privados, pra depois sermos jogados nos mais diversos lugares urbanos, que faz culminar a narrativa na cena final que se encontra basicamente num não-lugar, um espaço marcado essencialmente pelo vazio, pelo não-movimento de pessoas: da…

  • The Girl Who Knew Too Much

    The Girl Who Knew Too Much

    ★★★★

    Logo no início do filme, o médico amigo da protagonista diz que Roma não é um lugar de pesadelos e que, se é alguma coisa, é um sonho. Diz isso porque, na noite anterior, Nora Davis observou um assassinato num espaço que, pelas configurações do giallo, é puramente estético: se vê uma vítima, uma faca, um possível assassino com o rosto borrado de preto numa estilização da iluminação, a observadora desmaia, a câmera se evidencia ao se deslocar para uma…

  • Gremlins 2: The New Batch

    Gremlins 2: The New Batch

    ★★★★

    Acho interessante que já na cena inicial se estabelece a diferença deste filme em relação ao antecessor na dimensão do conflito entre o capitalista e o sábio chinês que é o proprietário do Gizmo. No primeiro Gremlins é o pai de Billy, um capitalista do tipo ideal provinciano de um inventor e pai de família que se sacrifica "pelo capital", que encontra Mr. Wing; no segundo Gremlins é o dono de uma grande corporação que, através de uma televisão, se…

  • It's a Wonderful Life

    It's a Wonderful Life

    ★★★★★

    Vou me permitir abrir mão da análise séria do filme nesse momento só pra dizer que é uma das coisas mais lindas do mundo toda a sequência do anjo ser, acima de tudo, um presente do cinema para George Bailey. Toda a fantasia, do início ao fim da sequência que mostra como seria o mundo se ele não tivesse nascido, está contida na força e na potência do corte que transforma a realidade da vida, não na realidade onírica ou…

  • Gremlins

    Gremlins

    ★★★★½

    . palavras-chave: cinema político, ideologia

    É interessante, de início, notar a presença de duas figuras (até mesmo estereótipos) que compõem um certo subtexto do filme: o pai do protagonista Billy e o velho chinês de Chinatown, proprietário original de Gizmo. Rand, o pai, é a representação do idealismo mais imaginário e publicitário do que significa ser um capitalista, a ideia de que o verdadeiro capitalista não é aquela figura corrupta e egoísta (o "porco capitalista"), mas um tipo quase religioso…

  • The Social Network

    The Social Network

    ★★★★½

    Breve observação sobre a imagem em A Rede Social: é interessante perceber a assepsia, uma certa característica clean (quase publicitária nesse sentido, numa espécie de estética de photoshop), que toma todo o aspecto da experiência da relação do filme com o mundo. Nesse sentido, existe a possibilidade de comparação com Nolan, cineasta contemporâneo à Fincher em muitos sentidos, afinal Nolan também produz imagens absolutamente assépticas. A diferença é que essa limpidez, essa impressão de um "véu digital" que cobre a…

  • Star Wars: The Rise of Skywalker

    Star Wars: The Rise of Skywalker

    ½

    Revi o filme agora e vou aproveitar esse espaço pra algumas breves observações sobre a segunda temporada de The Mandalorian, porque acredito piamente que esta tentou fazer a mesmíssima coisa que A Ascensão Skywalker, a diferença sendo que na percepção geral do público uma foi bem sucedida e a outra não.

    A segunda temporada de The Mandalorian, por mais que inteiramente travestida de acordo com seus realizadores e fandom (!) como uma jornada de "carinho" e "respeito" pelo universo de…

  • Phenomena

    Phenomena

    ★★★★★

    Os filmes do Dario Argento me fazem sentir um estranho medo da Europa - um lugar antigo e ancestral, espaço de deuses, entidades e fantasmas que já não se enquadram mais na contemporaneidade, que parecem ter ultrapassado suas "datas de validade", um perturbador desarranjo na relação entre passado e presente, significantes e símbolos desconjuntados de suas origens, mas que ainda assim se manifestam em pura imagem hiper-estilizada. De certa maneira esse relacionamento especial com suas locações é o que define…

  • On Her Majesty's Secret Service

    On Her Majesty's Secret Service

    ★★★★½

    "The world is not enough"

  • Fast Times at Ridgemont High

    Fast Times at Ridgemont High

    ★★★½

    "You the guy with the Van Halen tickets?"

  • Legend of the Mountain

    Legend of the Mountain

    ★★★★★

    "Real, but like a dream. What could be better?"

    O encantamento pelo som, imagem e palavra. Legend of the Mountain é um verdadeiro filme geográfico, não apenas pela importância da natureza e da ambientação na criação da atmosfera, mas por conseguir criar uma poderosa sensação de altitude, de elevação, de estar acima, e a percepção de uma movimentação (das personagens, da câmera, da montagem) sem eixo, descolada de um centro: é a criação de um espaço vertical e circular, de…

  • The Fate of Lee Khan

    The Fate of Lee Khan

    ★★★★½

    As encenações da história e da política. Começa com o relato descritivo histórico, passa para o jogo de aparências e gestos que atravessam as relações ordinárias em suas significações dentro de um ambiente de conflito implícito, entra no rigor da encenação que, através do trabalho corporal dos atores e da reorganização do espaço, define o lugar de cada relacionamento, a posição de cada agente, a troca simbólica de cada ação, e termina na luta mitológica de proeza espiritual e física…