Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Wavelength

    Wavelength

    ★★★★★

    A pintura holandesa não se dedica à narrativa de histórias, mas à arte da descrição do mundo visível.

    O percurso de Wavelength (de Snow) é uma espécie de redução do cinema à realidade última de seu suporte.

    A luz e a percepção visual como os verdadeiros temas.

    Caixas ópticas: Michael Snow, Jean-Claude Rousseau e a pintura holandesa do século XVII
    por Luiz Carlos Oliveira Jr.
    www.focorevistadecinema.com.br/FOCO8-9/lcodv.htm

    (ou o cinema no século xvii)

  • No Way, Spider

    No Way, Spider

    ★★★★★

    (...) Para que essa mise en scène baseada na fusão do corpo do ator com a materialidade do mundo se transformasse em imagens de cinema, Sganzerla estabeleceu nos filmes da Belair um controle bastante minucioso sobre a duração dos planos e o movimento da câmera. Não seria um erro conceber esse controle como uma espécie de espontaneidade dirigida, em que a figura do diretor está encarregada de encaminhar a relação entre o corpo, o ator e o mundo como uma…

Popular reviews

More
  • The Funeral

    The Funeral

    ★★★★

    "... filmando o corpo mostrar a alma (Rossellini), filmando o concreto mostrar o abstrato (Lang), filmando a mentira mostrar a verdade (Fuller), filmando o cotidiano mostrar o fantástico (Hitchcock), filmando o instante mostrar a eternidade (Mizoguchi), filmando a epiderme mostrar o essencial (Renoir), filmando o visível mostrar o invisível (Bresson), filmando o profano mostrar o sagrado (Buñuel), ou, enfim, filmando um western mostrar uma tragédia grega (Hawks)."

    filmando o gozo mostrar o que é inconsolável (Abel Ferrara).

  • Stagecoach

    Stagecoach

    ★★★★★

    Uma cabine de diligência obriga a tipos muito diferentes, que a cultura teima separar, a dividirem um espaço exíguo durante uma viagem de vida e morte. Frente os riscos comuns, a convivência solidária e a chance dos laços serem criados. Cowboys que param o mundo para salvar uma mulher, o amor acima da cultura, a solidariedade acima dos medos, da autopreservação. John Ford aponta em inúmeros momentos como, pela desunião, a sociedade impossibilita que a real justiça aconteça – argumento…