• After Yang

    After Yang

    ★★★★½

    Kind of similar to Pasolini's Theorem, in a sense...

  • Bugcrush

    Bugcrush

    ★★★★

    A modern William S Burroughs story

  • In Front of Your Face

    In Front of Your Face

    ★★★½

    Há algo de novo dentro da familiaridade de In Front of Your Face(2021), mais recente filme do prolífico diretor sul-coreano Hong Sang-Soo. Se ele sempre se esforçou em povoar seus filmes com os mesmos rostos, arquétipos e enquadramentos, nesse novo filme há um novo ingrediente, mais palpável, que torna o filme mais urgente e melancólico do que de costume. É ele um profundo fatalismo, longe do vitimismo melodramático de The Day After(2017), mas que vive em face do se fitar…

  • The Card Counter

    The Card Counter

    ★★★★

    Há algo de bastante distante e perturbador no filme mais recente do diretor e notório roteirista Paul Schrader, The Card Counter(2021). Seu mais recente longa é um ato psicológico sobre o método, seja o da aposta, seja o da tortura. O filme articula sobre o modus operandi dessas formas de relação com o mundo assumindo as lentes de seu protagonista, William Tell(Oscar Issac), um ex-militar assombrado por crimes de guerra cometidos em seu passado. Esse passado que contamina cada ação…

  • Don't Look Up

    Don't Look Up

    ★½

    There's a way to make political satire, and this is definitely not it. Adam Mckay will never be Armando Iannucci. 

    The writing is just terrible, even Jonah Hill is unbearable in this movie. That's quite a feat Mckay accomplished there.

    Check out Bad Luck Banging or Loony Porn, or even Veep for a better use of your time.

  • Bergman Island

    Bergman Island

    ★★★½

    The beauty of meeting other people's art and the struggle to find your own. Beautiful music, with lots of strings and flutes with a nordic folk taste. Great acting and landscapes also. Mia Hansen-Løve delivers a profound piece with this one, moving and also calming.

  • Medusa

    Medusa

    ★★★½

    Existe uma profunda ligação entre Medusa (2021), novo filme de Anita Rocha da Silveira, e Divino Amor (2019), último filme do diretor Gabriel Mascaro. Ambos compartilham uma visão de mundo, ou uma visão de Brasil. Suas leituras estéticas da moralidade neopentecostal chegam a pontos similares. E ambos vislumbram uma realidade na qual essa tendência moderna torna-se predominante, a ponto de dominar todas as esferas da vida em sociedade.

    Mas não é apenas com o filme do Gabriel Mascaro que Medusa…

  • Bad Luck Banging or Loony Porn

    Bad Luck Banging or Loony Porn

    ★★★½

    A mais nova iteração da filmografia do romeno Radu Jude é Má Sorte no Sexo ou Pornô Acidental (2021), um filme que é mais do que uma coisa só, borrando linhas entre documentário, ficção, ensaio e protesto. É um filme que trata da Romênia, numa investigação satírica sobre o cerne ideológico de uma sociedade reacionária e conservadora, refém de um passado autoritário e racista.

    O ponto de partida da investigação de Jude é o sexo, e a repressão coletiva dos…

  • Elevator to the Gallows

    Elevator to the Gallows

    ★★★½

    Miles Davis e um noir de erros. Ascensão social interrompida. Tudo de bom.

  • Drive My Car

    Drive My Car

    ★★★★★

    Em Drive My Car (2021), o escopo é diferente, tendo-se uma história única dividida em duas partes. Sendo uma adaptação do conto homônimo de Haruki Murakami, algo dos temas do autor japonês naturalmente traduz-se para o filme. A morte de pessoas amadas persiste nos vivos, e as mulheres típicas do autor também. Talvez o maior símbolo do material original seja o da personagem de Oto Kafuku (Reika Kirishima), uma personagem com olhar profundo e sensual que parece em partes iguais…

  • Manguebit

    Manguebit

    ★★★

    O que estava sendo cozinhado no forno quente da realidade urbana na qual viviam milhares de jovens no Recife durante os anos 90? A alcunha de “quarta pior cidade do mundo para se viver” enchia a boca de muitos jovens em pleno rebuliço diante da situação vivida por todos na cidade. É nesse contexto que se constrói o documentário Manguebit, filme dirigido por Jura Capela, que se propõe a rememorar e refletir sobre um momento único da música pop brasileira.

    Texto completo no link: www.biomboescuro.com.br/manguebit-texto/

  • A Hero

    A Hero

    ★★★½

    Em mais uma encarnação de seu naturalismo dramático, o diretor iraniano Asghar Farhadi entrega em Um Herói (2021) um filme que utiliza-se da realidade de seu país para elaborar sobre um tema universal da modernidade. A ascensão e a queda de Rahim (Amir Jadidi), um homem encarcerado por excesso de dívidas, separam o filme em duas partes perfeitamente complementares. Quando um sistema corrompido se apropria de um ato de valor, ele o distorce a ponto de esvaziar qualquer nobreza que possa restar nele.

    Texto completo em: www.biomboescuro.com.br/um-her%C3%B3i-texto/