Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Carnaval

    Carnaval

    "O filme não parece fugir muito de uma visão comum que está a serviço de uma trama de entretenimento, na busca por uma identificação imediata do público – seja o local, sejam os turistas que por aqui já passaram ou aqueles que só conhecem de ouvido (e imaginário audiovisuais) os detalhes da vida soteropolitana em dias de folia. Mesmo quando busca mostrar às garotas outro lado da cidade, pelas mãos de Salvador, o filme ainda martela seus estereótipos.

    Nesse sentido,…

  • Nomadland

    Nomadland

    ★★★★

    "Para além de uma visão crítica da sociedade norte-americana e do mundo do trabalho, Nomadland também oferece uma narrativa que, se é facilmente reconhecível no atual cinema brasileiro, soa um tanto incomum no cenário norte-americano e hollywoodiano: o intercâmbio entre ficção e documentário. [...] Trata-se, portanto, de um caminho marcadamente autoral uma vez que seus filmes formam um conjunto muito coeso e dotado de personalidade cinematográfica bastante coerente. É bem raro ver uma cineasta com tão poucos filmes na carreira…

Popular reviews

More
  • Three Summers

    Three Summers

    ★★

    Onde estava Sandra Kogut nos últimos anos que parece não ter acompanhado as discussões em torno da representação dos empregados e subalternos e sua relação de classe no Brasil atual? Três Verões parece mesmo um retrocesso, especialmente porque dá um passo atrás na composição ingênua e alienada da classe trabalhadora. Regina Casé está super confortável no papel, mas sua personagem assume tanto o lugar de alívio cômico que dá a impressão de estarmos assistindo a um sitcom.

  • Copacabana Mon Amour

    Copacabana Mon Amour

    ★★★½

    Nasce aqui outra mítica personagem criada pela dupla Helena Ignez/Rogério Sganzerla: Sônia Silk, representante de uma vontade de ascender socialmente. É perseguida por sua própria necessidade de avacalhar diante das agruras de um país. No fundo, os personagens do filme são todos perseguidos pela miséria brasileira, escondida pelo endurecimento do regime militar depois de 1968, mas exposta pela câmera irreverente de Sganzerla. O Rio de Janeiro é o microcosmo de um país contraditório, que nega suas raízes africanas, esconde a…