Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • Vozes do Medo

    Vozes do Medo

    O medo das vozes

    O cinema brasileiro dos últimos quinze anos tem dois santos padroeiros: Roberto e Nelson Pereira. O grande momento e Rio, 40 graus são datas cuja importância se aprofunda com o passar do tempo. Os dias longínquos em que essas fitas foram lançadas deviam ser comemorados como o aniversário da redescoberta cinematográfica do Rio e de São Paulo.

    O que mais impressiona em Roberto e Nelson Pereira dos Santos é a permanência da juventude dos filmes que…

  • Bang Bang

    Bang Bang

    Os exibidores se esqueceram deste filme

    Quando iniciou sua formação, Andrea Tonacci provocou muita perplexidade. Seu talento era evidente, ele tentava ser acadêmico, mas não conseguia. Os filmes que apresentava nos concursos amadores eram bem-feitos, requintados, repletos de fórmulas estéticas e destituídos de vida. Essa foi pelo menos a impressão que guardei.

    Depois de um intervalo cuja natureza ignoro, Tonacci realizou uma espécie de documentário reconstituído e satírico sobre o discurso de um homem público pronunciado numa situação de crise:…

Popular reviews

More
  • Ganga Bruta

    Ganga Bruta

    Não foi por ser intelectualmente moderno — pois não o era — que Mauro começou a fazer cinema, mas sim porque possuía o gosto e o talento da mecânica. Inicialmente, o que o conquistou para o cinema foi o fato da câmera ser uma máquina. Isso não quer dizer que fosse destituído de sensibilidade. O gosto e as ideias de Mauro eram, porém, bastante convencionais, apesar da vivacidade e sabor de sua indiscutível inteligência. É bastante provável que se ele…

  • Limite

    Limite

    Peixoto é o autor de Limite, filme famosíssimo e de muito prestígio mas que pouca gente assistiu. Eu me incluo entre os privilegiados, pois há cerca de vinte anos vi o filme uma vez e, aliás, gostei. A impossibilidade de revê-lo estava, porém, esfumaçando os seus contornos na minha memória. Ultimamente, ao acaso de uma visita à Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro, assisti à projeção de meia dúzia de tomadas de Limite, talvez variantes que não tenham…