Luiz has written 32 reviews for films rated ★★★ .

  • Never Let Me Go

    Never Let Me Go

    ★★★

    what if michael bay hadn't directed the island

  • Who Was Edgar Allan?

    Who Was Edgar Allan?

    ★★★

    Já na metade do filme, Michael Haneke quebra a “quarta parede”. Brechtianamente, como em Violência gratuita (Funny games, 1997), o protagonista olha diretamente para o público e convoca sua opinião. O jovem e inominado estudante de história da arte introduz a figura de Hop-Frog, o anão, enquanto a câmera se afasta gradualmente e revela a arquitetura cênica. No conto de Edgar Allan Poe, o bobo da corte resolve vingar-se do rei e de seus ministros, que o obrigavam a beber…

  • Vanity

    Vanity

    ★★★

    Le cinéma comme le désir échoué de contrôler la mort.

  • Filming Haneke

    Filming Haneke

    ★★★

    A figura de um intelectual austero acompanha a imagem de Michael Haneke. Não só a rigidez de sua aparência - cabelos grisalhos, raros sorrisos e olhar penetrante -, também sua postura pública justifica semelhantes percepções. Pouco afeito a entrevistas, Haneke raramente aceita expressar-se em outro idioma que não o nativo - o alemão - e rejeita sem pudor respostas a perguntas impertinentes - em especial, buscas por explicações causais, mensagens cifradas ou significados ocultos em seus filmes. Nesse sentido, o…

  • Buffaloed

    Buffaloed

    ★★★

    I'm sorry I had a dream.

  • Jumanji: The Next Level

    Jumanji: The Next Level

    ★★★

    Ao menos assumidamente um videogame. E dos bons.

  • A Rainy Day in New York

    A Rainy Day in New York

    ★★★

    Talvez a protagonista mais vazia e desinteressante de toda a filmografia de Woody Allen. E um final elitista.

  • Chicuarotes

    Chicuarotes

    ★★★

    Uma mesma figura se repete em três momentos, cada qual dotado de novas significações. Esperança, risco e desilusão: talvez assim se traduza esse tríplice gesto. De início, Cagalera (Benny Emmanuel) acende e observa um fósforo, fagulha de possibilidades jamais realizadas. Em seguida, o novo palito queima duradouramente, ameaçando levar consigo o dedo - ou os sonhos - do protagonista. Ao fim, só restam duas unidades na caixa, riscadas simultaneamente. Em poucos segundos, porém, ambas se apagam. Só sobram as cinzas.…

  • Children of the Corn

    Children of the Corn

    ★★★

    I've written about this movie for the catalog of the exhibit Stephen King: Fear is your best companion. Here you can access the text.

    Escrevi sobre o filme para o catálogo da mostra Stephen King: o medo é seu melhor companheiro. Texto disponível aqui.

  • The Perfection

    The Perfection

    ★★★

    Park Chan-wook wannabe

  • Mr. Peabody & Sherman

    Mr. Peabody & Sherman

    ★★★

    Escrevi sobre o filme para o catálogo da mostra Fábrica de Sonhos. Texto disponível aqui.

  • A Family Submerged

    A Family Submerged

    ★★★

    Veem como tentam se juntar? Como se perseguem?

    Imaginem duas gotas: cada uma com sua pressão atmosférica. A mais volátil tentará se juntar à menos. Unidos em uma solução, solvente e soluto dificilmente evaporam. Quer dizer, o processo é mais complicado. A evaporação, afinal, ocorre melhor em isolamento.

    Pausa na explicação. O presente texto não trata de química – sequer o pretende. Possivelmente há mesmo um equívoco nos dados anteriores. Pouco importa. A gota mais volátil, na verdade, é Marcela (Mercedes Morán), protagonista de “Família Submersa” (Familia sumergida, 2018). Como a partícula da aula do filho, a fragilizada mãe precisa de um amparo.

    LEIA MAIS