Favorite films

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Season of Men

    The Season of Men

    ★★★½

    A casa é o centro do universo feminino na obra da Tlatli. Nas estruturas sociais pré-islâmicas, ela identifica as raízes das opressões de gênero, em geral atravessadas pelas distinções de classe e continuamente reforçadas pelas gerações mais velhas de mulheres, que as têm internalizadas como norma. A asfixia existencial toma a forma de limitações de mobilidade bem literais. O exterior é o embrião dos despotismos e a razão das ausências de diferentes ordens que vão reverberando internamente, mas dele elas…

  • The Silences of the Palace

    The Silences of the Palace

    ★★★★★

    Os dissabores da consciência. Se o palácio é constituído de não-dizeres, note-se que ele nunca foi de fato silencioso. Fez-me lembrar do Vale Abraão, mas sob uma perspectiva de classe diametralmente oposta e ambientado do outro lado do Império, enclausurado pela arquitetura senhorial em contraste com a imensidão do vale fluvial. Les Silences du Palais vai tornar-se, portanto, um estudo sobre a dignidade em face da dor (a Ema de Oliveira, ao contrário, coloca-se acima disso). Paralela ao mundo dos…

Popular reviews

More
  • Synonyms

    Synonyms

    ★★★★★

    "Será a loucura meu último vínculo com o judaísmo?" — Katja Petrowskaja, Talvez Esther.

    Paris ocupa um lugar crucial no contexto da fundação do movimento sionista como palco do Caso Dreyfus, o qual se desenrolou a partir de 1894. Qual a data que a professora de Yoav destaca como sendo a mais importante de todas? 1905, quando houve a separação entre Igreja e Estado. Depois de Dreyfus. “Ninguém na França pergunta a sua religião”, ela afirma. Dreyfus é reabilitado em…

  • Once Upon a Time… in Hollywood

    Once Upon a Time… in Hollywood

    ★★★½

    This review may contain spoilers. I can handle the truth.

    Once Upon a Time in Hollywood é algo como o Shampoo do Tarantino, devidamente ajustado ao seu ego e ao seu talento, assim como o outro é em relação ao Beatty. Embora sejam projetos completamente diferentes, when in California não menosprezemos as superfícies: ambos compartilham um recorte espaço-temporal e o sentimento de que, entre os hollywoodianos, algo se perdeu, algo se quebrou, estava se quebrando. Jay Sebring – o cabelereiro popstar e ex-namorado de Sharon Tate, igualmente assassinado na Cielo…