Paths of Glory

Paths of Glory ★★★★★

♟⚔️
 Um poderoso filme anti-guerra, mostrando os podres e injustiças presentes nos conflitos armados, onde os mais vulneráveis são tratados como lixo até pelos seus oficiais. Esse filme me lembrou muito uma passagem de Hobbes em Leviatã, ele dizia que na guerra a fraude e a força são duas virtudes fundamentais. E é exatamente o que vemos aqui, a sabotagem vindo até de seus aliados, mostrando que o caminho para a glória não leva a lugar nenhum, apenas sequela e morte para aqueles que entregam suas forças em nome de um patriotismo vazio, servindo aos interesses de quem pouco se importa com sua vida.
-
 Uma obra incrível, com um roteiro brilhante que apresenta soldados em seu maior temor, além de diálogos fortes, mostrando que é muito mais que um filme de guerra. Aquela conversa dos dois soldados discutindo qual a maneira que eles prefeririam morrer no campo de batalha é inexplicável. Esse filme claramente entra no meu top 3 de melhores filmes do Kubrick!
-
 E pra finalizar, eu preciso muito falar sobre o desfecho dessa obra (sem spoiler lógico), achei extremamente belo e fechou o filme com chave de ouro ao mostrar que na guerra não existem inimigos ou aliados, mas sim humanos. Humanos que só querem sair daquele inferno, assim, encontrando um resquício de esperança até nos pequenos momentos e detalhes.

Eduardo liked these reviews

All