Favorite films

Don’t forget to select your favorite films!

Recent activity

All

Recent reviews

More
  • The Vertical Ray of the Sun

    The Vertical Ray of the Sun

    Fala-se muito na Contracampo sobre a questão da "função", como marca da visão de um diretor. Refere-se assim a estilo visual, temáticas, formatos narrativos que permitam a identificação de uma certa assinatura, em busca de uma sempre polêmica "autoralidade" no produto cinematográfico. Pois bem, com este filme em particular podemos perceber que não são só os diretores que possuem suas "funções", mas verdadeiras cinematografias inteiras também podem possui-las. O diretor Tran Ahn Hung foi o responsável por um dos primeiros…

  • Silent Light

    Silent Light

    Silenciosa Luz é o terceiro longa-metragem de Carlos Reygadas. É um alívio para quem, como eu, havia saído estupefato de Japão e depois se decepcionado com Batalha no Céu. Reygadas ameaçava tornar sua herança tarkovskiana de planos longos e elaborados um mero virtuosismo sem calor, sem atrativos a não ser a verificação de um talento dele como cineasta. O que era estranhamento e magnificência em Japão de repente se tornava um conjunto de manobras calculadas e estéreis em Batalha no…

Popular reviews

More
  • Sicily!

    Sicily!

    .A ópera do cinema intransitivo contra as almas desgostosas

    Gente da Sicília é por vários motivos o filme político do ano. Não só pelo passado militante dos diretores (uma militância da imagem), não só pela temática do filme, mas sobretudo porque o mais novo filme de Straub e Huillet fez uma celeuma nos jornais cariocas: numa mítica sessão-mobral de imprensa, críticos despreparados (dosa quais um, além de despreparado, é uma besta) "decidiram" que Gente da Sicília não merecia ser visto…

  • O Vigilante

    O Vigilante

    O Vigilante foi um dos filmes brasileiros feitos nos anos 90 que não alcançou as telas. Sabe-se apenas de sessões informais e de cineclubes em São Paulo. Digam o que quiserem, que o estilo de Candeias é difícil, muito sujo ou nojento para o espectador médio — não há possível desculpa para deixar o filme de um dos maiores realizadores do cinema brasileiro fora das telas desde 92, época de realização de O Vigilante.

    Ozualdo Candeias, tendo dado inclusive o…